Permacultura : EcoCentro IPEC | Centro da Permacultura e da Biconstrução no Brasil

<!--:pt-->Curso de Permacultura<!--:--><!--:en-->PDC<!--:-->

Curso de PermaculturaPDC

- Curso Vivencial

E-Learning | EAD

Permaculture Design and Consultancy - April 2017de 24 de março a 01 de abril de 2018!

Sobre o Curso

Curso de Permacultura – PDC2018 – 24 de março a 01 de abril

INSCRIÇÕES ABERTAS!

NÃO FIQUE DE FORA!

APROVEITEM AS ÚLTIMAS VAGAS COM DESCONTOS NAS PRÉ-INSCRIÇÕES!

PDC – PERMACULTURA – DESIGN CERTIFICATE é a formação fundamental em Design e Consultoria do Ecocentro IPEC. O programa padrão desenvolvido por Bill Mollison é oferecido unicamente pelo Ecocentro Ipec desde 1999.

Uma oportunidade em muitos sentidos.
O objetivo central do evento é a capacitação de novos Permacultores, designers de sistemas sustentáveis. A sustentabilidade pode existir a partir do planejamento criterioso e bem informado. A partir da integração do conhecimento trans-disciplinar moderno aliado às práticas ancestrais das populações indígenas é possível avaliar e desenvolver soluções para nossos problemas atuais.
A metodologia clássica de ensino aplicada em um centro modelo permite o re-descobrimento e a observação do ambiente em recuperação. Desde 1999 Ecocentro apresenta modelos de ocupação sustentável do terreno, arquitetura apropriada e design para a sustentabilidade. Durante o PDC muitos conceitos e estratégias de reconhecimento de padrões e reflexão sobre as inter-relações e interdependências entre seres humanos e o ambiente natural são explorados e desenvolvidos.
O PDC oferece uma didática diferenciada onde todos os temas estão conectados a prática, com referência direta no terreno, proporcionando uma compreensão holística aprofundada.
A aplicação de estratégias e métodos orgânicos dentro de uma ética de permanência da vida nos leva a projetar e executar comunidades humanas que levem a harmonia e ao equilíbrio, com prosperidade e viabilidade para todas as espécies.

pdc-18

QUANDO E ONDE?
Nossa próxima edição, que acontecerá entre os dias 24 de março e 01 de abril – 2018, terá como foco “CRIE AS OPORTUNIDADES PARA A MUDANÇA” – Casa, Comunidade, Trabalho, Vida Ecovilas. Serão discutidos os desafios e as oportunidades que se apresentam em face da realidade global climática, econômica e social, e a necessidade de realizar o planejamento criterioso das ocupações e atividades econômicas humanas que reflitam nossas necessidades além das demandas de consumo.
A necessidade de satisfação naquilo que fazemos nos leva a explorar melhor nosso potencial criativo a partir de onde estamos: nossa casa e o nosso trabalho são o ponto de partida para melhor qualidade de vida.

Simultaneamente ao curso estarão sendo realizadas oficinas e demonstrações práticas de BIOCONSTRUÇÃO, AGROFLORESTAS E SANEAMENTO ECOLÓGICO, as soluções para comunidades humanas seguras, confortáveis, duradouras e econômicamente viáveis.

Nosso PDC segue a estrutura do programa oficial da Permacultura estabelecido por Bill Mollison, sendo sua Certificação reconhecida em Institutos e Universidades pelo Brasil e o mundo. O Ecocentro mantém convênio com a University of Central Queensland, na Austrália, para realização da Pós-graduação em Permacultura.

PDC  24 de Março a 01 de Abril 2018 – PROGRAMA EM DETALHES AQUI

O Programa é uma imersão viva na Ética e Princípios da Permacultura, Padrões, Design, Zoneamento, Ecovilas, Perfis de paisagens, Remediação e reuso, Solo, Água, Agroflorestas, Animais.

VEJA MAIS SOBRE O PROGRAMA ÚNICO DO ECOCENTRO AQUI

O que vou aprender? O que vou ser capaz de fazer?Veja aqui

Local: Ecocentro IPEC, Pirenópolis/GO – O maior centro de referência em sustentabilidade da América Latina.

Quer dar uma espiada antes? Veja aqui o Guia Ilustrado Ecocentro

 

INSCRIÇÕES ABERTAS!

NÃO FIQUE DE FORA!

APROVEITEM OS DESCONTOS NAS PRÉ-INSCRIÇÕES

SEJA A MUDANÇA

VIVA PERMACULTURA

CRIANÇAS DE QUALQUER IDADE SÃO BEM VINDAS!

PROCURE-NOS PARA PACOTES ESPECIAIS PARA FAMILIAS –  NÃO FIQUE DE FORA! TRAGA SUA FAMILIA E COMPARTILHE COM ELES A EXPERIÊNCIA DE CRIAR OPORTUNIDADE PARA A MUDANÇA!

 

NÃO PERCA MAIS TEMPO PROCURANDO O QUE ESTÁ EM SUAS MÃOS.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA – AS VAGAS SÃO LIMITADAS

VER TODAS AS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM E INSCRIÇÃO NO PDC

DURANTE O PDC, FIQUE COM A GENTE E CONVIVA COM O NOVO PARADIGMA

 

O Curso Inclui

– Full participation in the course – a 9-days memorable experience of collaborative learning and intensive exchange of knowledge among instructors and participants;
– Meals (breakfast, lunch, dinner and two coffee breaks). The meals are prepared by our team of local chefs with local ingredients and regional cuisine;
– Accommodation in double room at Vila Ecoversitária – our collaborative way of architecture and simplicity;
– All teaching and illustrative materials.

– Participação integral no curso, com 9 dias de uma memorável experiência de aprendizado colaborativo entre instrutores e participantes;
– Todo o material didático, ilustrativo e referencial do curso.
– Alimentação completa (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). São refeições naturais preparadas por equipe de chefs locais, com ingredientes e culinária regionais;
– Hospedagem de acordo com a sua opção de pagamento.
-A inscrição padrão inclui hospedagem em quarto duplo na Vila Ecoversitária – nosso modelo colaborativo de arquitetura e simplicidade;
-Outras opções de hospedagem incluem as Eco-Cabanas privativas, o Hostel Ecocentro e o Acampamento Social.

Carga Horária

72 hours72 horas

Educadores

  • André Soares - Diploma Perm. Design

    André is a natural builder, permaculture designer and educator. He first founded the Permaculture Institute in Queensland, Australia, in 1997 and returned to Brazil to work in the United Nations for sustainable development. As national coordinator of the program, André Soares trained over 2000 designers in Brazil, having great influence on the development of the Brazilian Permaculture. In July 1998 he was co-founder of Ecocentre IPEC. Considered one of the 50 most influential people in the environment field in Brazil, André Soares has developed various projects and developments in the third sector as the leader at the Avina Foundation.

    André é construtor natural, permacultor, designer e educador. Fundou o Instituto de Permacultura em Queensland na Austrália e em 1997 retornou ao Brasil para trabalhar no programa da ONU para o desenvolvimento sustentável. Sendo coordenador nacional do programa, André Soares capacitou mais de 2000 designers pelo Brasil, tendo grande influência no desenvolvimento da Permacultura Brasileira. Em julho de 1998 foi co-fundador do Ecocentro IPEC. Considerado uma das 50 pessoas mais influentes do meio-ambiente no Brasil, André Soares desenvolveu diversos projetos e empreendimentos no terceiro setor como líder na Fundação Avina.

  • Lucy Legan - Diploma Perm. Design

    Lucy Legan was born in Adelaide, Australia. Being an educator, permaculture designer and gardening expert, Lucy has always worked in the educational field and with permaculture. Lucy Legan has traveled the world, working and developing projects for education and sustainable development. In Brazil was co-founder of the Ecocentre IPEC. Author of the book Sustainable School, Lucy showed a practical and objective way to involve educators and children to a new environmental awareness, where sustainable development in schools goes from just a dream to a sustainable reality. She also wrote books Creating Sustainable Habitats in Your School, Sustainable Solutions and The Little Book of Seeds.

    Lucy Legan nasceu em Adelaide, Austrália. Pedagoga, permacultora e especialista em jardinagem, Lucy sempre trabalhou nas áreas de educação e permacultura. Viaja pelo mundo trabalhando e desenvolvendo projetos para a educação e o desenvolvimento sustentável. No Brasil é co-fundadora do Ecocentro IPEC. Autora do livro Escola Sustentável, Lucy mostrou de maneira prática e objetiva como é possível envolver educadores e as crianças para uma nova conscientização ambiental, onde o desenvolvimento sustentável nas escolas passa de um sonho para realidade. Também escreveu os livros Criando Habitats na Sua Escola Sustentável, Soluções Sustentáveis e O Pequeno Livro de Sementes.

  • Tiago Ruprecht - Arquiteto , Permacultor

    Nascido em Santos, SP, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), Bioconstrução e Permacultura pelo IPEC em 2001 e 2003. Conta com mais de 10 anos de experiência na área de BioConstrução, Saneamento Ecológico, com ênfase em Permacultura e Sistemas Sustentáveis. Durante 7 anos no México (2005 a 2012) desenvolveu e implantou diversos projetos de bioconstruções, saneamento ecológico e permacultura de variadas abrangências (sociais, empresariais e principalmente educacionais). De volta ao Brasil, trouxe tecnologias, métodos e conceitos que absorveu durante este período no exterior. Hoje atua como servidor Celetista da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) no Projeto Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina onde é responsável técnico pelo projeto e implantação das obras de Saneamento Ecológico na Comunidade Caiçara da Praia do Sono, em Paraty, RJ. Ainda em Paraty, fundou a Urucum, empresa especializada em projetos de BioArquitetura e Licenciamento ambiental.

  • Tomaz Ahau - Permacultor e Artista

    Tomaz foi fundador e ativista principal da Casa dos Hólos, movimento de Permacultura Urbana em São Paulo. Desde 2001 desenvolve alternativas e soluções para a bioconstrução. Co-fundador da Escola Pireneus e membro residente da Ecovila Guabaré, Tomaz é um artista inventor, contribuindo para a qualidade da vida sustentável no Ecocentro e onde quer que ele esteja. Inventor das Taipas Urbanas, método de bioconstrução para o reúso de resíduos inertes como materiais de construção.

  • Luciana Guidoux e Rodrigo "Negro" Bordón

    Luciana Guidoux conheceu a Permacultura em 2001 em um curso no Rincão Gaia, de José Lutzemberger. Neste mesmo ano participou do 1 Bioconstruindo no Ecocentro IPEC, e no ano seguinte voltou para ficar. Viveu 6 anos no Ecocentro, dedicando seu tempo principalmente à alimentação, educação, construção com terra e manutenção do local.

    Viajou pela América Latina por quase dois anos conhecendo e trabalhando em lugares de permacultura. Viveu por 4 anos no Takuara Renda, Paraguai, fundação que trabalha com a permacultura enfocada no uso sustentável do bambu, onde se dedicou à cozinha, aos cultivos, e à construção integrada de terra e bambu.

    Atualmente, com o companheiro Rodrigo, atuam de forma independente colaborando com projetos de permacultura e alimentação natural no Brasil, Paraguai e Argentina, e possuem seu próprio projeto familiar na Mata Atlântica de Maquiné-RS.

    Rodrigo “Negro” Bordón. Candombero e Permacultor. Argentino de nascimento, paraguaio por ascendência e agora também brasileiro. Apaixonado pela cultura musical afro-uruguaia.

    Conheceu a Permacultura em 2012 no Paraguai, na Fundação Takuara Rendá (Mundo do Bambu na língua Guaraní), dirigida e coordenada pelo arquiteto Guillermo Gayo. Ali conheceu a Luciana Guidoux, quem trabalhava no Centro há uns anos. Desde então dedicado ao estudo do Bambu (cultivo e aproveitamento), aplicado à Bioconstrução; cultivo agroecológico e à área da Saúde (alimentação e culinária natural).

    Junto com Luciana Guidoux, levam a Permacultura por todos lugares onde forem, transitando entre Argentina, Paraguai e Brasil.
    Conheceu o IPEC em 2014 como visitante, e desde então forma parte da equipe em cursos e eventos, sempre que se derem as condições.
    Atualmente, atua em forma independente em projetos permaculturais pessoais; periodicamente como parceiro no Takuara Rendá e no IPEC, além de formar parte da equipe de auxiliares no atendimento a distância do Dr. Luiz Meira (médico).

  • Lula (Luis Fernando Carneiro) Biólogo Empresário

    Luis Fernando Carneiro – Especialista em qualidade da água, Lula é empreendedor residente na Ecovila Guabaré. Proprietário da Estação Solar, empresa de desidratação e conservação de frutas e alimentos. Lula apresenta suas pesquisas sobre qualidade da água e alternativas para segurança hídrica.

  • PEDRO FARIA LOPES

    Engenheiro Florestal formado pela Universidade de Brasília em 2014, educador e agricultor agroflorestal. Conheceu a Permacultura e Agrofloresta em 2009, ao integrar um coletivo de estudantes que pesquisava Agroecologia – o TUPÃ. Encantado com a possibilidade de unir produção de alimentos com preservação de recursos naturais começa o estudo de Sistemas Agroflorestais Sucessionais.
    Pedro participou de cursos Brasil afora dentro da temática da Agrofloresta, Agroecologia e Agricultura Sintrópica. Em 2009 conheceu o agricultor e pesquisador Ernst Götsch, estudioso de Sistemas Agroflorestais e criador da Agricultura Sintrópica. Discípulo de Ernst, desde então vem estudando e aplicando os princípios aprendidos, no ano de 2017 teve a oportunidade de acompanhar Ernst em um curso que aconteceu no distrito de Namaacha em Moçambique na África, e assim, percebe ainda mais como os princípios desses sistemas podem ser aplicados em diferentes locais.
    Atualmente, Pedro reside no Sítio Flor & Ser, situado no município de Pirenópolis/GO, onde há 7 anos planta sistemas agroflorestais secessionais e biodiversos. Ministra cursos no tema desde 2015, e atua como consultor e como agricultor. Desenvolve também um trabalho como educador ambiental para o ensino fundamental na Escola Pireneus (Pirenópolis/GO).

  • CÉLIO PEDROSO DA SILVA

    Natural de Pirenópolis, neto de Quilombolas, desde criança trabalhou com agricultura familiar nos arredores da pequena cidade colonial no interior de Goiás. Ganhou experiência prática, com as mãos na massa, trabalhando em grandes plantações agrícolas tradicionais até em pequenos projetos de agricultura familiar. No Ecocentro IPEC, Célio é colaborador responsável pela manutenção das hortas, agroflorestas, plantio e colheita, além de realizar as reformas necessárias nos edifícios do Ecocentro. Desde de criança, tem experiência no abate de aves e outros animais de corte e é ele a pessoa responsável pelo manejo e cuidado dos animais de criação do IPEC.

  • LUÍSA HELENA RIBEIRO

    Luísa é natural de Teixeira Soares, Paraná. É formada em educação infantil e técnica em agroecologia. Em sua vida, desde criança, morou em zona rural e adquiriu experiência prática anterior aos seus estudos. Participou de diversos movimentos sociais de agricultura familiar assim como implantação de sistemas e projetos de agroecología em diversos estados do Brasil. Luísa veio por primeira vez ao Ecocentro em 2006, quando participou do programa de formação de 3 meses: Ecoversidade. Logo ficou por vários anos, trabalhando, trocando e adquirindo experiência prática, onde integrou seus conhecimentos de infância com a Permacultura. Luísa trabalhou em praticamente todas as áreas do Ecocentro, e hoje é coordenadora de Campo e do programa de voluntários.

Investimento

PDC (including accomodation and 5 daily meals): R$ 3.155,00

Se você quer ficar hospedado na cidade ou acampar antes de fazer a inscrição entre em contato com inscricoes@ecocentro.org

Os custos de investimento são variáveis dependendo da opção de conforto e privacidade que você escolher.
Todas as opções incluem alimentação completa e acomodação no Ecocentro IPEC:

ECO_CABANA – R$4100,00 – Conta com cozinha privativa, banheiro privativo e chuveiro. Casa de 50m2 totalmente construída de forma natural, com acabamento de ponta e sistema de saneamento ecológico, localizado perto dos jardins alimentares, muito calmo e confortável. Cama queen size. – 3 disponíveis –

VILA_ECOVERSITÁRIA – R$3155,00 A hospedagem é em quarto duplo compartilhado com beliche ou cama queen size. O alojamento padrão para eventos no Ecocentro, construído com superadobe, curvas sinuosas e todos os benefícios de uma casa construída pela terra, banheiros de compostagem compartilhados e chuveiros aquecidos pelo sol, localizado ao lado do Centro Bill Mollison de Estudos Sustentáveis e da cozinha comunitária .- 25 disponíveis –

CASA MÃE_HOSTEL – R$2525,00 – A Casa mãe abriga o Hostel do Ecocentro, é a estrutura mais antiga, localizada no coração do ecocentro, é aí que tudo começou! Quartos compartilhados 5 camas em cada um, banheiros de compostagem compartilhados e chuveiros com calor solar. -10 disponíveis –

CAMPING – R$ 2120,00 – Se você gosta de estar mais perto da natureza, como ouvir os sons da natureza, detectar pequenos animais … superfície de campismo com sombra de árvores, perto de cozinha comunitária, banheiro de compostagem, chuveiros aquecidos pelo sol e parque para crianças. -20 disponíveis –

TROCA PRÉ-CURSO: – 2 V A G A S D I S P O N Í V E I S
O programa Troca Pré-Curso oferece àquelas pessoas que têm a disponibilidade de tempo e a vontade de partilhar a manutenção do Ecocentro e preparativos para o curso junto com a equipe do Ecocentro. Você poderá determinar o montante de contribuição em dinheiro e em tempo, em outras palavras, quantos dias você quer trocar. Para cada dia de trabalho (anterior ao evento) oferecemos um desconto de R$ 100,00 com um mínimo de 5 dias úteis comprometidos e um máximo de 15 dias úteis. Sem alimentação incluida.
Durante o Periodo Troca Pré Curso, a alimentação será por sua conta, no entanto, o básico se fornece e as hortas e pomares do Ecocentro estão à disposição para uso dos alunos e participantes se servirem, lembrando que sempre devemos plantar antes de colher.
Você também poderá trazer seu alimento para os dias de troca que antecedem o curso, durante o PDC a alimentação está totalmente incluída no valor do curso.
Os alunos que participam do programa de Troca Pré curso assim como os voluntários do Ecocentro se hospedam em nossa Casa Sitio Sustentável, lá tem cozinha comunitária, onde poderão utilizar para preparar seus alimentos e trocar conhecimentos com os demais participantes.

PDC_2018

NÃO FIQUE DE FORA

Queremos que você fique por perto durante todo o evento, por isso temos atividades programadas durante o dia e a noite, mas se preferir ficar na cidade, entre em contato conosco antes da reserva!

o Ecocentro faz contato unicamente por:

info@ecocentro.org
inscricoes@ecocentro.org
arquitetura@ecocentro.org

VER TODAS AS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM E INSCRIÇÃO NO PDC

PDC_2018 –
Nós queremos você por perto durante todo o evento. Temos atividades programadas para o dia e para a noite, mas se você prefere ficar hospedado na cidade antes de fazer a inscrição entre em contato conosco.

24 horas após a confirmação do pagamento você receberá o email de confirmação juntamente com as informações necessárias para o máximo aproveitamento do evento
O Ecocentro faz todo o atendimento atravéz dos emails:

info@ecocentro.org

inscricoes@ecocentro.org

arquitetura@ecocentro.org

Fotos do Curso