EcoCentro IPEC | Centro da Permacultura e da Biconstrução no Brasil

BioCIDADES

BioCIDADES

- Curso Vivencial

E-Learning | EAD

BioCIDADES - de 12 a 15 de outubro

Sobre o Curso

BIOCONSTRUINDO – MÓDULO 3:  BioCIDADES

O Curso BioCIDADES faz parte do programa Bioconstruíndo, criado em 1998, no Ecocentro IPEC. O programa tem como objetivo central a capacitação de novos Bioconstrutores, designers de pequenas construções e de soluções sustentáveis para suas necessidades e de seus resíduos. O curso completo se divide em 3 módulos: o BioTERRA, BioBAMBU e BioCIDADES. O BioTerra acontece em Julho, durante a seca, e é dirigido às tecnologías da Bioconstrução que usam o material mais abundante do planeta, TERRA; o BioBAMBU, acontece durante agosto, um dos poucos meses do ano que são aptos para o manejo deste material versátil e universal; e finalmente o BioCIDADES, evento focado nas tecnologías necessárias para uma casa tornar o seu entorno sustentável e saudável.

VOCÊ PODE REALIZAR SUA FORMAÇÃO COMPLETA REALIZANDO OS 3 CURSOS, NÃO IMPORTANDO A ORDEM.

O tema que escolhemos este ano para o BioCIDADES é: “Crie as oportunidades para a mudança”.

Discutiremos sobre a importância de integrar-nos às cidades e aos sistemas tradicionais de maneira a fomentar as mudanças a partir dos problemas existentes. Usando a intuição natural, criatividade as normas técnicas e aplicando os princípios da Permacultura, os participantes se capacitarão no desenvolvimento e construção de tecnologias sociais de baixo custo, necessárias para qualquer tipo de assentamento humano.

 

 

O foco do aprendizado está em capacitar leigos e profissionais da construção em pessoas responsáveis por sua própria existência, garantindo suas necessidades e de suas futuras gerações de forma criativa sustentável e saudável.

 “O conceito de Bioconstrução engloba diversas técnicas da arquitetura vernácular mundial, algumas delas com centenas de anos de história e experiência, tendo como característica a preferência por materiais do local, como a terra, diminuindo assim os gastos com fabricação e transporte e construindo habitações com custo reduzido e que oferecem excelente conforto térmico.

São geralmente técnicas simples que qualquer pessoa é capaz de fazer, coordenada ou não por profissionais, permitindo serem chamadas técnicas de autoconstrução. Assim, elas incluem grande dose de criatividade, vontade pessoal do proprietário e responsável pela obra e o uso de soluções ecológicas pontuais adaptadas à cada caso.” (SOARES,98)

 

NÃO FIQUE DE FORA!!!

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

E VEJA AS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM PARA O BioCIDADES 2017!

O Ecocentro IPEC utiliza uma metodologia de ensino simples, muito prática, adaptada a qualquer tipo de  público, aplicada em um centro-modelo real, permite a redescoberta e observação de uma área em constante recuperação ambiental. Desde 1999, o Ecocentro IPEC mostra um modelo de ocupação sustentável da área, constrói arquitetura apropriada e aplica um design sustentável.

O Bioconstruíndo, oferece uma experiência didática especial, em que todos os sentidos estão ligados à prática, este é um curso de mãos na massa, trabalhando nas técnicas em obras reais, aplicadas ao local. A experiência é profunda e holística, cria memória muscular.

Durante o curso ensinaremos diferentes técnicas de tecnologias sociais e construções naturais, todas elas usadas em nossas edificações e projetos do Ecocentro IPEC.

Durante o BioCIDADES, os participantes realizarão o projeto e executarão uma fossa de evapotranspiração completa; construirão uma cisterna de captação de água de chuva integrada a um telhado verde o qual também se fará durante o curso; fabricarão um aquecedor solar de baixo custo; aprenderão a fabricar composto e construir uma horta mesmo sobre uma laje de concreto; construirão com a técnca da TaipaUrbana,usando resíduos e barro; además de outros temas como ferro-cimento artístico, cerâmica e arte em barro, mosaico, tudo isso complementado com aulas teóricas e fundamentais para o entendimento completo da experiência.

 

O Ecocentro IPEC é pioneiro da Bioconstrução moderna do Brasil! 

DESDE 1999

SEJA PARTE DE NOSSA HISTÓRIA

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

E VEJA AS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM PARA O BioCIDADES 2017!

 

QUANDO E ONDE?

A próxima edição do BioCIDADES será entre os dias 12 a 15 de OUTUBRO de 2017.

A chegada se recomenda a partir das 16:00 hrs do dia 11 de Outubro (não há custos adicionais neste caso, o valor inclui o jantar desta noite assim como a hospedagem). As atividades começam no dia 12 às 07:00 e se concluem no domingo dia 15 às 13:00 horas.

O TEMA DESTE ANO É: CRIE AS OPORTUNIDADES PARA A MUDANÇA

 

CRIANÇAS DE QUALQUER IDADE SÃO BEM VINDAS!!! ASSIM COMO AS CRIANÇAS DA MAIOR IDADE!!!!

PROCURE-NOS PARA PACOTES ESPECIAIS PARA FAMILIAS –  NÃO FIQUE DE FORA! TRAGA SUA FAMILIA E COMPARTILHE COM ELES A EXPERIÊNCIA DE CRIAR OPORTUNIDADE PARA A MUDANÇA!

OFICINAS PRÁTICAS E TEÓRICAS DURANTE BIOCIDADES:

CONSTRUÇÃO DE FOSSA DE BANANEIRAS / CONSTRUÇÃO DE CISTERNA DE FERROCIMENTO PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA / CONSTRUÇÃO DE TELHADO VERDE E SISTEMA INTEGRADO PARA CAPTAÇÃOD E ÁGUA PLUVIAL / TAIPA UBANA / HORTA SOBRE LAJE / COMPOSTEIRA URBANA / FERROCIMENTO ARTÍSTICO / MOSAICO / ARTE EM BARRO / TEORIA E MEMORIA DE CÁLCULO TÉCNICO PARA FOSSA ECOLÓGICAS E CISTERNAS (PADRÃO ABNT)

 

Local: Ecocentro ipec, Pirenopolis/GO- o maior centro de referência de bioconstrução e permacultura na america latina.

VEJA AQUI NOSSO MAPA!

 

NÃO FIQUE DE FORA

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

E VEJA AS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM PARA O BioCIDADES 2017!

 

O Curso Inclui

O CURSO INCLUI:
– Participação integral no curso, com 4 dias de uma memorável experiência de aprendizado colaborativo entre instrutores e participantes;
– Oficinas práticas de bioconstrução e fabricação de tecnologías socias para solução de problemas com saneamento, falta d´água, energia e produção de alimento a pequena escala.
– Alimentação completa (café da manhã buffet, lanche da manhã, almoço buffet, lanche da tarde e jantar buffet). São refeições naturais preparadas por equipe de chefs locais, com ingredientes e culinária regionais;
– Hospedagem de acordo com a sua opção de pagamento.
-A inscrição padrão inclui hospedagem em quarto duplo na Vila Ecoversitária – nosso modelo colaborativo de arquitetura e simplicidade;
-Outras opções de hospedagem incluem as Eco-Cabanas privativas, o Hostel Ecocentro e o Acampamento Social.
– Você receberá ainda material didático, ilustrativo e referencial do curso.

Carga Horária

36 HORAS

Educadores

  • TIAGO RUPRECHT

    Nascido em Santos (79), SP, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), Bioconstrução e Permacultura pelo IPEC em 2001 e 2003. Conta com mais de 10 anos de experiência na área de BioConstrução, Saneamento Ecológico, com ênfase em Permacultura e Sistemas Sustentáveis. Durante 7 anos no México (2005 a 2012) desenvolveu e implantou diversos projetos de bioconstruções, saneamento ecológico e permacultura de variadas abrangências (sociais, empresariais e principalmente educacionais). De volta ao Brasil, trouxe tecnologias, métodos e conceitos que absorveu durante este período no exterior. Atuou recentemente como servidor Celetista da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) no Projeto Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina onde é responsável técnico pelo projeto e implantação das obras de Saneamento Ecológico na Comunidade Caiçara da Praia do Sono, em Paraty, RJ. Ainda em Paraty, fundou a Urucum, empresa especializada em projetos de BioArquitetura e Licenciamento ambiental.
    Hoje é nosso especialista em desenvolvimento de projetos técnicos e faz parte da equipe residente de instrutores do Ecocentro IPEC.

  • Pablo Barrantes

    Pablo Trivelato Barrantes , brasileiro e costariquenho , permacultor, construtor natural, e produtor orgânico. Teve o seu primeiro encontro com a permacultura em 2008 e em 2010 se dedicou ao estudo e prática de permacultura em um ambiente urbano na costa rica . Em 2012 viajou ao Ecocentro IPEC pra aprofundar na permacultura e desempenhou vários funções desde voluntário até coordenador de operações.
    Como parte das equipe do Ecocentro IPEC participou do Boom Festival 2014 e 2016 na área de sustentabilidade e construção natural.
    Em 2015 atuou como coordenador de sustentabilidade e operacional do Organika Festival, e participou também do Existdance Festival na área de construção.
    Pablo orienta oficinas e projetos de bioconstrução, agrofloresta e sustentabilidade na Costa Rica , Brasil , e em Portugal.
    É parceiro do projeto agroecologico Terra de São Francisco, dedicado a produção orgânica de hortaliças , agrofloresta, e recuperação do cerrado, em Planaltina, DF.

  • Tomaz Ahau

    Empresário, artista plástico auto didata, empreendedor social, permacultor pelo IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) desde 2002. Com experência prática em bioconstrução, agroecologia e design de ecovilas,hoje atua como presidente da ong Ipec, onde coordena projetos sociais . Também é co-fundador dos espaços Jacutinga Centro Cultural, Casa dos Holons , além de fundador do Instituto 13 Luas, em São Paulo.Na Casa dos Holons ,desenvolveu o projeto inovador do primeiro Laboratório de Permacultura do Brasil, de onde surgiram as „taipas urbanas“ (bioconstrução com resíduos )e o programa de Biocapacitação ,Curso modular que inclui um conjunto de práticas integradas para a sustentabilidade .Atualmente reside em Pirenópolis e coordena a Base de Campo EcoPireneus ( Futuro Campus Ecopedagógico da Escola Pireneus ,na Ecovila Guabaré e é consultor senior da IQX Sustentabilidade.

  • Samia Toledo Klink

    Samia Toledo Klink, 29 anos, mineira de nascimento, paulistana de registro, mas caiçara por ter sido criada à beira do mar e das cachoeiras de Paraty, RJ. Permacultora formada em psicologia com abordagem Familiar Sistêmica, ao longo dos anos se aperfeiçoou em diferentes áreas da saúde como Equoterapia, Massoterapia e Naturologia, além de ter participado de diversos cursos com foco em Psicologia e Saúde. Atualmente se formou Cuidadora Integrativa pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP o que dá uma visão de mundo integrativa entre Ser Humano, Saúde e Natureza para sua vida e sua atuação profissional.Trabalhou em diferentes áreas da Saúde, e aprofundou seu contato com a Permacultura quando conheceu seu companheiro Tiago Ruprecht há 4 anos em Paraty.Em 2016 veio ao IPEC pela primeira vez fazer o curso Bioconstruíndo Cidades, onde teve a oportunidade de vivenciar a integração com a Natureza de maneira mais saudável e responsável, aqui conheceu possibilidades de deixar o mínimo de impacto, e estratégias de reduzir o consumo, e ter uma existência mais responsável de maneira colaborativa. Acredita que Permacultura é sinônimo de Saúde, pois ela promove, mantém e restaura a saúde do meio ambiente e daqueles que dele fazem parte.Samia busca desenvolver pesquisas e produtos com fitoterápicos, alimentação orgânica, PANCs terapias integrativas complementares e medicina popular, pretende junto a outros empreendimentos e parcerias locais desenvolver produtos ecológicos de qualidade.

Investimento

Os custos de investimento são variáveis dependendo da opção de conforto e privacidade que você escolher.
Todas as opções incluem alimentação completa e acomodação no Ecocentro IPEC:

ECO_CABANA – cozinha privativa, banheiro privativo e chuveiro. Casa de 50m2 totalmente construída de forma natural, com acabamento de ponta e sistema de saneamento ecológico, localizado perto dos jardins alimentares, muito calmo e confortável. Cama queen size. – 3 disponíveis – R$ 2300,00

VILA_ECOVERSITÁRIA – quarto duplo compartilhado com beliche ou cama queen size. O alojamento padrão para eventos no Ecocentro, construído com superadobe, curvas sinuosas e todos os benefícios de uma casa construída pela terra, banheiros de compostagem compartilhados e chuveiros aquecidos pelo sol, localizado ao lado do Centro Bill Mollison de Estudos Sustentáveis e da cozinha comunitária .- 25 disponíveis – R$ 1880,00

CASA MÃE_HOSTEL – estrutura mais antiga, localizada no coração do ecocentro, é aí que tudo começou! Quartos compartilhados 5 camas em cada um, banheiros de compostagem compartilhados e chuveiros com calor solar. -10 disponíveis – R$ 1600,00

CAMPING. Se você gosta de estar mais perto da natureza, como ouvir os sons da natureza, detectar pequenos animais … superfície de campismo com sombra de árvores, perto de cozinha comunitária, banheiro de compostagem, chuveiros aquecidos pelo sol e parque para crianças. -20 disponíveis – R$1420,00

TROCA PRÉ-CURSO: – 3 VAGAS DISPONÍVEIS – SOMENTE PARA EXALUNOS
O programa Troca Pré-Curso oferece àquelas pessoas que têm a disponibilidade de tempo e a vontade de partilhar a manutenção do Ecocentro e preparativos para o curso junto com a equipe do Ecocentro. Você poderá determinar o montante de contribuição em dinheiro e em tempo, em outras palavras, quantos dias você quer trocar. Para cada dia de trabalho (anterior ao evento) oferecemos um desconto de R$ 100,00 com um mínimo de 4 dias úteis comprometidos e um máximo de 8 dias úteis. Sem alimentação incluida.
Durante o Periodo Troca Pré Curso, a alimentação será por sua conta, no entanto, o básico se fornece e as hortas e pomares do Ecocentro estão à disposição para uso dos alunos e participantes se servirem, lembrando que sempre devemos plantar antes de colher.
Você também poderá trazer seu alimento para os dias de troca que antecedem o curso, durante o BioCIDADES a alimentação está totalmente incluída no valor do curso.
Os alunos que participam do programa de Troca Pré curso assim como os voluntários do Ecocentro se hospedam em nossa Casa Sitio Sustentável, lá tem cozinha comunitária, onde poderão utilizar para preparar seus alimentos e trocar conhecimentos com os demais participantes.

BioCIDADES – de 11 A 15 DE OUTUBRO!

NÃO FIQUE DE FORA

Queremos que você fique por perto durante todo o evento, por isso temos atividades programadas durante o dia e a noite, mas se preferir ficar na cidade, entre em contato conosco antes da reserva!

Até 48 horas após a confirmação do pagamento do recebimento, você receberá um e-mail de confirmação, juntamente com informações e dicas para o máximo aproveitamento do evento.

o Ecocentro faz contato unicamente por:

info@ecocentro.org
inscricoes@ecocentro.org
arquitectura@ecocentro.org

Fotos do Curso