EcoCentro IPEC | Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado

Habitat: o que é?

Habitat: o que é?

Um habitat é simplesmente um local onde seres humanos, animais e plantas podem conviver de forma sustentável. Como hoje a degradação do mundo é muito grande, nosso desafio passa a ser desenvolver novos habitats, ou seja, construí-los. Planejar e monitorar um habitat significa muito mais do que criar um ecossistema para pássaros, sapos e outras formas de vida silvestre.

Na escola eles oferecem inspiração para o aprendizado. Uma escola com espaço verde restrito pode criar um habitat bonito que atraia borboletas, por exemplo. As que têm espaços maiores podem criar florestas de alimentos nativos e até um jardim aquático para o tratamento de água da chuva. Montar um habitat na escola levanta questões sobre a natureza e o meio ambiente muito importantes. Envolver as crianças e jovens nas questões ambientais e sociais é fundamental para um futuro sustentável. Eles herdarão a responsabilidade de cuidar do planeta Terra.

Os habitas no terreno da escola são locais de aprendizado ao ar livre. Nossa proposta é a de transformar o pátio em laboratório vivo, que ajude os estudantes a entenderem a temática básica do currículo em suas lições de ciências, matemática, português, estudos sociais…

A construção de um Habitat na escola é um conceito extremamente importante no universo da pedagogia educacional. Nós consideramos uma biblioteca uma ferramenta essencial para crianças. Não conseguimos sequer imaginar uma escola sem livros ou laboratório de informática. Mas, se as escolas não tiverem também espaços verdes, não estaremos preparando nossas crianças para que eles sejam bem-sucedidas no futuro. Nós fazemos parte da natureza e precisamos dela para existir.

Possíveis habitats:
- Laguinho
- Horta
- Floresta de alimentos