EcoCentro IPEC | Centro da Permacultura e da Biconstrução no Brasil

Vivências

Vivências

VIVÊNCIAS_ SEJA A MUDANÇA, VIVA PERMACULTURA

foto:SamiaKlink

Trang Dao, nossa estagiária residente do Vietnam em convesa com os alunos do Instituto Federal do Maranhão que vieram participar de um curso de Imersão em Bioconstrução em maio de 2017

Gostaria de ter a experiência de viver em uma Ecovila sustentável? Participar ativamente na produção dos seus alimentos, aprender tecnologias sociais, transformar seus resíduos, construir a própria casa? Venha aprender a ser responsável por sua existência no Ecocentro IPEC, participe do programa de Vivências, faça parte da nossa história convivendo em nosso cotidiano por 28 dias e transforme sua vida para sempre!

O Ecocentro IPEC, depois de 18 anos de intensos trabalhos em promover a sustentabilidade e a manutenção de um ecossistema vivo, continua ativo promovendo a Permacultura como estilo de vida. Convidamos você, pessoa ativa e interessada em conhecer novas culturas, vivenciar, aprender, trabalhar e desenvolver habilidades manuais e sociais. Venha viver uma experiência inesquecível! A partir de junho de 2017 abriremos 15 vagas para pessoas maiores de 18 anos em nosso programa de Vivências, para aqueles com ou sem experiência que queiram viver a Permacultura.

 

Como funciona?

Serão 28 dias de experiência. A atividade é intensa, porém muito compensadora! 120 horas de prática com foco no tema da Vivência que cada mês será diferente, e ainda mais 12 horas de aulas teóricas e práticas com nossos especialistas. Cada dia haverá 6 horas de atividades, deixando o resto do dia livre para desfrutar e vivenciar dos espaços e da natureza de nosso laboratório vivo. No mês de junho/17 será abordado o tema: Zona 3, minha fonte de Alimento.

Instrutor do Ecocentro Pablo BT e nossos estagiários internacionais. Este ano tivemos a presença de um grupo multietnico, vindo de Portugual, México, Colombia e Vietnam.

As atividades que realizaremos serão de manutenção de jardins permaculturais, melhoramento de Bioconstruções, produção de alimentos, manejo de agrofloresta, produção de pequenos animais entre outras atividades necessárias para manter um sistema vivo e Permacultural.

Três vezes por semana, todos os moradores e alunos do Ecocentro IPEC realizam uma limpeza de geral que inclui: varrer as calçadas, rastelar os caminhos, repor água nos filtros de barro, limpeza dos filtros e calhas para captação de água, entre outras atividades do dia-a-dia que são fundamentais para o bem estar e equilíbrio de nossa comunidade.

 

Os Alunos deverão realizar ao final do projeto, um trabalho em grupo que gere conhecimento áudio/visual em forma de manuais e informativos para as próximas vivências, assim como banners/placas com explicações dos temas investigados.

Um exemplo de trabalho, poderia ser sobre o ciclo do Nitrogênio: além de fazer um manual explicando o funcionamento e importância do ciclo poderão incluir as práticas e plantas para favorecer a fixação de nitrogênio no solo, e assim garantir a permanência da vida na Terra. Podendo ainda fazer um banner que irá ilustrar o canteiro de adubação verde. Assim os próximos alunos vão aplicar o conhecimento adquirido e repassar através do canteiro experimental.

Ao completar o programa os participantes receberão um Certificado incluindo 120 horas práticas e 12 horas teóricas, cujo reconhecimento é de nível internacional.

Nos finais de semana não haverá aulas e práticas, e ficará livre para cada um realizar passeios e atividades de sua preferência, como visitar as cachoeiras da região e a cidade histórica de Pirenópolis. 

Estilo de vida e a hospedagem:

Momento de descontração. Ping-Pong na casa mãe.

Os Alunos se hospedarão em nosso Sitio Sustentável, uma casa Bioconstruída, equipada com cozinha completa, banheiros ecológicos e quartos compartilhados. O almoço será preparado por nossos chefs locais, dando preferencias a alimentos regionais e produzidos no Ecocentro. O preparo do café da manhã, assim como o jantar serão de responsabilidade dos alunos, porém os alimentos básicos serão providos pelo Ecocentro. A limpeza do Sitio é de responsabilidade do grupo. Serão dadas aulas de Permacultura na Mesa, logo nos primeiros dias, com a intenção de gerar independência e soberania alimentar nos participantes. Aprenderão a fazer pão, conservas, colher sementes, preparar PANCs enfim, buscar aprimorar seu estilo de alimentação. Ainda poderão colher frutas e alimentos da estação em nossas agroflorestas e hortas.

Já no próximo mês de junho será abordado tema: Zona 3, minha fonte de Alimento.

Algumas atividades que realizaremos são: Implantação da zona 1 do Sitio, Criação e Manejo Galinhas; construção do jardim labirinto sensorial; manejo de agrofloresta; produção de hortaliças, biofertilizantes, composto e húmus; reabilitação de rebocos e tintas naturais; além de aulas teóricas e práticas com nossos especialistas.

 

O investimento: R$ 1650,00 poderá ser parcelado em até 18 vezes! aproveite a oportunidade!

 

Os temas de nossas próximas Vivências são:

JUNHO – ZONA 3 MINHA FONTE DE ALIMENTO

JULHO – A TERRA ABUNDANTE

AGOSTO – BAMBÚ, DO PLANTIO À COLHEITA

SETEMBRO – CIDADES, TECNOLOGIAS APROPRIADAS

OUTUBRO – MANEJO DE AGROFLORESTA E ZONA 4

NOVEMBRO – PREPARAÇÃO PARA AS CHUVAS

GARANTA SUA VAGA!!!

NÃO PERCA ESTA CHANCE

SEJA A MUDANÇA

VIVA PERMACULTURA




Os valores para realizar a Vivência são unicamente para cobrir os gastos com cada Aluno. Buscando garantir nossa qualidade de atendimento, trabalho e satisfação. O valor inclui os 28 dias de hospedagem no Sitio Sustentável do Econcentro IPEC, alimentação, 120 horas de práticas, 12 horas de aulas e certificado na conclusão da experiência.

Esta Vivência é para você que quer mudar sua vida para uma vida sustentável, venha vivenciar esta experiência no Ecocentro IPEC.

 

Alunos e professores do Instituto Federal do Maranhão que realizaram um curso de imersão em Bioconstrução durante os dias 26 a 29 de maio 2017.

Seja a mudança.

Viva Permacultura.

Para inscrições e mais informações escreva para:

info@ecocentro.org

ou

arquitetura@ecocentro.org

Parcele em até 18 vezes