EcoCentro IPEC | Centro da Permacultura e da Biconstrução no Brasil

PDC

PDC

- Curso Vivencial

E-Learning | EAD

de 24 de março a 01 de abril de 2018!

Sobre o Curso

PDC2018 – 24 de março a 01 de abril

PDC – PERMACULTURA – DESIGN CERTIFICATE é a formação fundamental em Design e Consultoria do Ecocentro IPEC. O programa padrão desenvolvido por Bill Mollison é oferecido unicamente pelo Ecocentro Ipec desde 1999.

Uma oportunidade em muitos sentidos.
O objetivo central do evento é a capacitação de novos Permacultores, designers de sistemas sustentáveis. A sustentabilidade pode existir a partir do planejamento criterioso e bem informado. A partir da integração do conhecimento trans-disciplinar moderno aliado às práticas ancestrais das populações indígenas é possível avaliar e desenvolver soluções para nossos problemas atuais.
A metodologia clássica de ensino aplicada em um centro modelo permite o re-descobrimento e a observação do ambiente em recuperação. Desde 1999 Ecocentro apresenta modelos de ocupação sustentável do terreno, arquitetura apropriada e design para a sustentabilidade. Durante o PDC muitos conceitos e estratégias de reconhecimento de padrões e reflexão sobre as inter-relações e interdependências entre seres humanos e o ambiente natural são explorados e desenvolvidos.
O PDC oferece uma didática diferenciada onde todos os temas estão conectados a prática, com referência direta no terreno, proporcionando uma compreensão holística aprofundada.
A aplicação de estratégias e métodos orgânicos dentro de uma ética de permanência da vida nos leva a projetar e executar comunidades humanas que levem a harmonia e ao equilíbrio, com prosperidade e viabilidade para todas as espécies.

pdc-18

QUANDO E ONDE?
Nossa próxima edição, que acontecerá entre os dias 24 de março e 01 de abril – 2018, terá como foco “CRIE AS OPORTUNIDADES PARA A MUDANÇA” – Casa, Comunidade, Trabalho, Vida Ecovilas. Serão discutidos os desafios e as oportunidades que se apresentam em face da realidade global climática, econômica e social, e a necessidade de realizar o planejamento criterioso das ocupações e atividades econômicas humanas que reflitam nossas necessidades além das demandas de consumo.
A necessidade de satisfação naquilo que fazemos nos leva a explorar melhor nosso potencial criativo a partir de onde estamos: nossa casa e o nosso trabalho são o ponto de partida para melhor qualidade de vida.

Simultaneamente ao curso estarão sendo realizadas oficinas e demonstrações práticas de BIOCONSTRUÇÃO, AGROFLORESTAS E SANEAMENTO ECOLÓGICO, as soluções para comunidades humanas seguras, confortáveis, duradouras e econômicamente viáveis.

Nosso PDC segue a estrutura do programa oficial da Permacultura estabelecido por Bill Mollison, sendo sua Certificação reconhecida em Institutos e Universidades pelo Brasil e o mundo. O Ecocentro mantém convênio com a University of Central Queensland, na Austrália, para realização da Pós-graduação em Permacultura.

PDC  24 de Março a 01 de Abril 2018 – PROGRAMA EM DETALHES AQUI

O Programa é uma imersão viva na Ética e Princípios da Permacultura, Padrões, Design, Zoneamento, Ecovilas, Perfis de paisagens, Remediação e reuso, Solo, Água, Agroflorestas, Animais.

VEJA MAIS SOBRE O PROGRAMA ÚNICO DO ECOCENTRO AQUI

O que vou aprender? O que vou ser capaz de fazer?Veja aqui

Local: Ecocentro IPEC, Pirenópolis/GO – O maior centro de referência em sustentabilidade da América Latina.

Quer dar uma espiada antes? Veja aqui o Guia Ilustrado Ecocentro

 

INSCRIÇÕES ABERTAS MUITO EM BREVE!!!

NÃO FIQUE DE FORA

APROVEITEM OS DESCONTOS NAS PRÉ-INSCRIÇÕES

SEJA A MUDANÇA

VIVA PERMACULTURA

CRIANÇAS DE QUALQUER IDADE SÃO BEM VINDAS!!! ASSIM COMO AS CRIANÇAS DA MAIOR IDADE!!!!

PROCURE-NOS PARA PACOTES ESPECIAIS PARA FAMILIAS –  NÃO FIQUE DE FORA! TRAGA SUA FAMILIA E COMPARTILHE COM ELES A EXPERIÊNCIA DE CRIAR OPORTUNIDADE PARA A MUDANÇA!

 

O Curso Inclui

– Participação integral no curso, com 9 dias de uma memorável experiência de aprendizado colaborativo entre instrutores e participantes;
– Todo o material didático, ilustrativo e referencial do curso.
– Alimentação completa (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). São refeições naturais preparadas por equipe de chefs locais, com ingredientes e culinária regionais;
– Hospedagem de acordo com a sua opção de pagamento.
-A inscrição padrão inclui hospedagem em quarto duplo na Vila Ecoversitária – nosso modelo colaborativo de arquitetura e simplicidade;
-Outras opções de hospedagem incluem as Eco-Cabanas privativas, o Hostel Ecocentro e o Acampamento Social.

Carga Horária

72 horas

Educadores

  • André Soares - Diploma Perm. Design

    André é construtor natural, permacultor, designer e educador. Fundou o Instituto de Permacultura em Queensland na Austrália e em 1997 retornou ao Brasil para trabalhar no programa da ONU para o desenvolvimento sustentável. Sendo coordenador nacional do programa, André Soares capacitou mais de 2000 designers pelo Brasil, tendo grande influência no desenvolvimento da Permacultura Brasileira. Em julho de 1998 foi co-fundador do Ecocentro IPEC. Considerado uma das 50 pessoas mais influentes do meio-ambiente no Brasil, André Soares desenvolveu diversos projetos e empreendimentos no terceiro setor como líder na Fundação Avina.

  • Lucy Legan - Diploma Perm. Design

    Lucy Legan nasceu em Adelaide, Austrália. Pedagoga, permacultora e especialista em jardinagem, Lucy sempre trabalhou nas áreas de educação e permacultura. Viaja pelo mundo trabalhando e desenvolvendo projetos para a educação e o desenvolvimento sustentável. No Brasil é co-fundadora do Ecocentro IPEC. Autora do livro Escola Sustentável, Lucy mostrou de maneira prática e objetiva como é possível envolver educadores e as crianças para uma nova conscientização ambiental, onde o desenvolvimento sustentável nas escolas passa de um sonho para realidade. Também escreveu os livros Criando Habitats na Sua Escola Sustentável, Soluções Sustentáveis e O Pequeno Livro de Sementes.

  • Pablo Barruntes - Permacultor Bioconstrutor

    Pablo Trivelato Barrantes , brasileiro e costariquenho , permacultor, construtor natural, e produtor orgânico. Teve o seu primeiro encontro com a permacultura em 2008 e em 2010 se dedicou ao estudo e prática de permacultura em um ambiente urbano na costa rica . Em 2012 viajou ao Ecocentro IPEC pra aprofundar na permacultura e desempenhou vários funções desde voluntário até coordenador de operações.
    Como parte das equipe do Ecocentro IPEC participou do Boom Festival 2014 e 2016 na área de sustentabilidade e construção natural.
    Em 2015 atuou como coordenador de sustentabilidade e operacional do Organika Festival, e participou também do Existdance Festival na área de construção.
    Pablo orienta oficinas e projetos de bioconstrução, agrofloresta e sustentabilidade na Costa Rica , Brasil , e em Portugal.
    É parceiro do projeto agroecologico Terra de São Francisco, dedicado a produção orgânica de hortaliças , agrofloresta, e recuperação do cerrado, em Planaltina, DF.

  • Tiago Ruprecht - Arquiteto , Permacultor

    Nascido em Santos, SP, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), Bioconstrução e Permacultura pelo IPEC em 2001 e 2003. Conta com mais de 10 anos de experiência na área de BioConstrução, Saneamento Ecológico, com ênfase em Permacultura e Sistemas Sustentáveis. Durante 7 anos no México (2005 a 2012) desenvolveu e implantou diversos projetos de bioconstruções, saneamento ecológico e permacultura de variadas abrangências (sociais, empresariais e principalmente educacionais). De volta ao Brasil, trouxe tecnologias, métodos e conceitos que absorveu durante este período no exterior. Hoje atua como servidor Celetista da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) no Projeto Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina onde é responsável técnico pelo projeto e implantação das obras de Saneamento Ecológico na Comunidade Caiçara da Praia do Sono, em Paraty, RJ. Ainda em Paraty, fundou a Urucum, empresa especializada em projetos de BioArquitetura e Licenciamento ambiental.

  • Tomaz Ahau - Permacultor e Artista

    Tomaz foi fundador e ativista principal da Casa dos Hólos, movimento de Permacultura Urbana em São Paulo. Desde 2001 desenvolve alternativas e soluções para a bioconstrução. Co-fundador da Escola Pireneus e membro residente da Ecovila Guabaré, Tomaz é um artista inventor, contribuindo para a qualidade da vida sustentável no Ecocentro e onde quer que ele esteja. Inventor das Taipas Urbanas, método de bioconstrução para o reúso de resíduos inertes como materiais de construção.

  • Lula (Luis Fernando Carneiro) Biólogo Empresário

    Luis Fernando Carneiro – Especialista em qualidade da água, Lula é empreendedor residente na Ecovila Guabaré. Proprietário da Estação Solar, empresa de desidratação e conservação de frutas e alimentos. Lula apresenta suas pesquisas sobre qualidade da água e alternativas para segurança hídrica.

Investimento

Os custos de investimento são variáveis dependendo da opção de conforto e privacidade que você escolher.
Todas as opções incluem alimentação completa e acomodação no Ecocentro IPEC:

ECO_CABANA – cozinha privativa, banheiro privativo e chuveiro. Casa de 50m2 totalmente construída de forma natural, com acabamento de ponta e sistema de saneamento ecológico, localizado perto dos jardins alimentares, muito calmo e confortável. Cama queen size. – 3 disponíveis –

VILA_ECOVERSITÁRIA – quarto duplo compartilhado com beliche ou cama queen size. O alojamento padrão para eventos no Ecocentro, construído com superadobe, curvas sinuosas e todos os benefícios de uma casa construída pela terra, banheiros de compostagem compartilhados e chuveiros aquecidos pelo sol, localizado ao lado do Centro Bill Mollison de Estudos Sustentáveis e da cozinha comunitária .- 25 disponíveis –

CASA MÃE_HOSTEL – estrutura mais antiga, localizada no coração do ecocentro, é aí que tudo começou! Quartos compartilhados 5 camas em cada um, banheiros de compostagem compartilhados e chuveiros com calor solar. -10 disponíveis –

CAMPING. Se você gosta de estar mais perto da natureza, como ouvir os sons da natureza, detectar pequenos animais … superfície de campismo com sombra de árvores, perto de cozinha comunitária, banheiro de compostagem, chuveiros aquecidos pelo sol e parque para crianças. -20 disponíveis –

TROCA PRÉ-CURSO: – 6 VAGAS DISPONÍVEIS – SOMENTE PARA EX-ALUNOS
O programa Troca Pré-Curso oferece àquelas pessoas que têm a disponibilidade de tempo e a vontade de partilhar a manutenção do Ecocentro e preparativos para o curso junto com a equipe do Ecocentro. Você poderá determinar o montante de contribuição em dinheiro e em tempo, em outras palavras, quantos dias você quer trocar. Para cada dia de trabalho (anterior ao evento) oferecemos um desconto de R$ 100,00 com um mínimo de 4 dias úteis comprometidos e um máximo de 8 dias úteis. Sem alimentação incluida.
Durante o Periodo Troca Pré Curso, a alimentação será por sua conta, no entanto, o básico se fornece e as hortas e pomares do Ecocentro estão à disposição para uso dos alunos e participantes se servirem, lembrando que sempre devemos plantar antes de colher.
Você também poderá trazer seu alimento para os dias de troca que antecedem o curso, durante o PDC a alimentação está totalmente incluída no valor do curso.
Os alunos que participam do programa de Troca Pré curso assim como os voluntários do Ecocentro se hospedam em nossa Casa Sitio Sustentável, lá tem cozinha comunitária, onde poderão utilizar para preparar seus alimentos e trocar conhecimentos com os demais participantes.

PDC_2018

NÃO FIQUE DE FORA

Queremos que você fique por perto durante todo o evento, por isso temos atividades programadas durante o dia e a noite, mas se preferir ficar na cidade, entre em contato conosco antes da reserva!

o Ecocentro faz contato unicamente por:

info@ecocentro.org
inscricoes@ecocentro.org
arquitectura@ecocentro.org

VER TODAS AS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM E INSCRIÇÃO NO PDC

PDC_2018 –
Nós queremos você por perto durante todo o evento. Temos atividades programadas para o dia e para a noite, mas se você prefere ficar hospedado na cidade antes de fazer a inscrição entre em contato conosco.

24 horas após a confirmação do pagamento você receberá o email de confirmação juntamente com as informações necessárias para o máximo aproveitamento do evento
O Ecocentro faz todo o atendimento atravéz dos emails:

info@ecocentro.org

inscricoes@ecocentro.org

arquitetura@ecocentro.org

Fotos do Curso