EcoCentro IPEC | Centro da Permacultura e da Biconstrução no Brasil

Home > Notícias

Planeta Alternativo

Ecotecnologia ou Rede Anti-Social?

As pessoas mais perspicazes já estão bem conscientes dos dois gumes desta lâmina chamada rede social. Afinal o Facebook foi inventado (ou plagiado) por um moço que tinha dificuldade de fazer amigos, e os poucos que tinha acabaram por colocá-lo na justiça por plágio.Pouco se sabe onde vai parar a informação sobre nossos perfis, nossos amigos e nossas fotos. Já sabemos que a CIA e o FBI tem acesso, e que se não nos comportamos vamos aparecer na lista “anti-terrorismo”.

Tanta coisa a ser definida e tudo em movimento…

A situação merece, ao menos, um sinal de “SAÍDA” para aqueles que preferem esperar um pouco mais antes de espalhar suas vidas pelos cyber canais. Esta edição do planeta mostra o sinal.

Para aqueles que já desistiram dos níveis de privacidade pelos quais tanto lutaram no passado e resolveram pela distante possibilidade de comunicar mais e melhor aquelas mesmas idéias e ideais, ou novos, a solução é se apegar a verdade.
Mas o que me incomoda mesmo é sentar em uma mesa num café e ver amigos sentado a volta da mesma mesa sem conversar, dedilhando seus iphones. Pior, uma família inteira com a TV desligada em silêncio total fazendo o mesmo.

Chego a ter saudade da televisão, quando passava novela estúpida e aproveitávamos para perturbar o silêncio da sala ridicularizando a coisa toda. Ao menos estávamos falando sobre a mesma coisa, brigando ou rindo, mas interagindo com as pessoas que amamos, e não com estranhos distantes.

A comunicação tem destas coisas, e tudo é uma questão de escolha, e este número do Planeta Alternativo tem algumas matérias interessantes sobre os riscos. Espero ver os comentários. Aproveitem!

planeta