EcoCentro IPEC | Centro da Permacultura e da Biconstrução no Brasil

Home > Notícias

BOM FILHO, À CASA VOLTA

O Ecocentro vai ganhar novos moradores! Velhos amigos.

O Arquiteto e Permacultor Tiago Ruprecht e sua companheira, Samia Toledo Klink chegam em Março no Eco Centro IPEC para integrar nossa equipe multidisciplinar.

Tiago Ruprecht, Arquiteto e Urbanista pela Universidade Mackenzie (2004), descobriu a Bioconstrução e a Permacultura em nosso primeiro BIOCONSTRUINDO, em 2001. Desde então atua como Instrutor, consultor e parceiro do IPEC. Em 2005, recebeu a missão de divulgar e disseminar a Permacultura no México, onde passou 7 anos, desenvolveu e implantou diversos projetos de bioconstruções, saneamento ecológico e Permacultura. Atuou como professor em escolas públicas e privadas, universidades e comunidades, ministrou conferencias e simpósios em quase todos os estados do país. Agora, de volta ao Brasil, trouxe tecnologias, métodos, conceitos, cultura, e muita experiência prática que absorveu durante este período no exterior. Tiago trabalha atualmente no Projeto da FioCruz chamado Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina onde é responsável técnico pelo projeto e implantação das obras de Saneamento Ecológico na Comunidade Caiçara da Praia do Sono, em Paraty, RJ.

Samia Toledo Klink, 29 anos, mineira de nascimento, paulistana de registro, mas caiçara por ter sido criada nas entranhas da Mata Atlântica, à beira do mar e das cachoeiras de Paraty, RJ.

Formada em psicologia com abordagem Familiar Sistêmica ao longo dos anos se aperfeiçoou em diferentes áreas da saúde como Equoterapia, Massoterapia e Naturologia, além de ter participado de diversos cursos com foco em Psicologia e Saúde. Atualmente se formou Cuidadora Integrativa pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP o que dá uma visão de mundo integrativa entre Ser Humano, Saúde e Natureza para sua vida e sua atuação profissional.

Trabalhou em diferentes áreas da Saúde, destacando-se pelo trabalho realizado em Equoterapia e também pela pesquisa desenvolvida sobre a Medicina Popular nas Comunidades Tradicionais de Paraty, com foco na Cultura Caiçara.
Apaixonada pela natureza, por aventuras e principalmente pelos animais, Samia acredita ser ‘multifuncional’ e que tem a capacidade de fazer de tudo um pouco. Aprofundou seu contato com a Permacultura quando conheceu seu companheiro Tiago Ruprecht há 4 anos em Paraty.

Em 2016 veio ao IPEC pela primeira vez fazer o curso Bioconstruíndo Cidades, onde teve a oportunidade de vivenciar a integração com a Natureza de maneira mais saudável e responsável, aqui conheceu possibilidades de deixar o mínimo de impacto, e estratégias de reduzir o consumo, e ter uma existência mais responsável de maneira colaborativa. Viveu na prática que Permacultura é sinônimo de Saúde, ela promove, mantém e restaura a saúde do meio ambiente e daqueles que dele fazem parte.
Samia busca desenvolver pesquisas e produtos com fitoterápicos, alimentação orgânica, terapias integrativas complementares e medicina popular, pretende junto a outros empreendimentos e parcerias locais desenvolver produtos ecológicos de qualidade.

BEM VINDOS TIAGO E SAMIA!